10 Cervejarias mais Antigas do Mundo

A cerveja é uma das bebidas mais antigas da humanidade e remonta pelo menos ao 5º milênio aC. Sabemos que a cerveja data dessa época porque há registros escritos da bebida desde os antigos egípcios e antigas civilizações da Mesopotâmia. As primeiras cervejarias comerciais surgiram nessas civilizações por volta de 2500 aC.

Embora nenhuma das cervejarias desta lista seja tão antiga, todas têm séculos e ainda estão em funcionamento. As duas cervejarias mais antigas desta lista têm quase 1.000 anos!

Quase todas as cervejarias nesta lista começaram como parte de mosteiros/abadias. Os monges tinham cervejarias com equipamentos dedicados e usavam a cerveja não só para consumo próprio, mas como pagamento. Embora a maioria das cervejarias não esteja mais ligada a mosteiros em funcionamento, todas mantêm suas tradições cervejeiras e até têm cervejas dedicadas aos monges fundadores.

  1. Cervejaria Hubertus

Ano de fundação: 1454
País de origem: Laa an der Thaya, Áustria

A história da Hubertus Brewery remonta a 1454 em Laa an der Thaya, na Áustria. Na década anterior, a cidade sofreu e, para reativar a economia, os líderes da cidade buscaram uma licença para fabricar cerveja. Foi finalmente concedido a eles em 1454 por Ladislaus Posthumus, duque da Áustria, rei da Boêmia e da Hungria. Em troca da licença, o rei pediu que a cidade lhe desse um barril de cerveja em todos os feriados.

Nos quatro séculos seguintes, a cidade de Laa alugou o direito de fabricar cerveja do rei, mas em 1847, Anton Kühtreiber comprou os direitos de fabricação da cerveja da cidade e fundou a Hubertus Bräu. Hoje, a empresa pertence à sexta geração da família Kühtreiber.

  1. Cervejaria Spaten

Ano de fundação: 1397
País de Origem: Munique, Alemanha

A Spaten Brewery é considerada uma das cervejarias mais importantes no desenvolvimento da cerveja lager. A cervejaria foi fundada em 1397 por Hans Welser e permaneceu em sua família até 1522. Nos séculos seguintes, a cervejaria mudou de propriedade até que a família cervejeira de maior prestígio de Munique, os Sedlmayrs, a adquiriu em 1807.

Gabriel Sedlmayr, que era o mestre cervejeiro da corte real da Alemanha, transformou a empresa na principal cervejaria de Munique. Após a morte do velho Sedlmayr, seus filhos Gabriel e Joseph assumiram a cervejaria. Joseph saiu para comprar a cervejaria Leist e a Fraziskaner depois disso. Em 1922, a Spaten fundiu-se com a cervejaria Franziskaner Leist para formar a Spaten-Franziskaner-Leistbräu. A empresa agora fundida foi comprada pela Anheuser-Busch InBev em 2003.

8. Stella Artois

Year Established: 1366
Country of Origin: Leuven, Belgium

As origens da Stella Artois remontam a 1366, quando a cervejaria Den Hoorn foi fundada em Leuven, na Bélgica. Den Hoorn estabeleceu a qualidade da marca que ainda está presente nos produtos da Stella Artois. Em 1708, Sébastien Artois tornou-se o cervejeiro-chefe da Den Hoorn e em 1717 comprou a cervejaria. Ele mudou seu nome para Brouwerij Artois. Para homenagear as origens da cervejaria, Artois manteve o sobrenome de Den Hoorn na cervejaria e o símbolo de Den Hoorn ainda faz parte do logotipo da Stella Artois.

O primeiro lote de cerveja a ser chamado de “Stella” foi fabricado em 1929 como uma cerveja especial de Natal e recebeu o nome da Estrela de Natal. Brouwerij Artois foi membro fundador da Interbrew em 1988. A Interbrew se fundiu para formar a InBev em 2004 e hoje a Stella Artois é propriedade da cervejaria Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

  1. Franziskaner Weissbier

Ano de fundação: 1363
País de Origem: Munique, Alemanha

Franziskaner Weissbier começou por volta de 1363 e recebeu o nome do mosteiro franciscano que ficava nas proximidades. A cervejaria mudou de local, mas manteve sua propriedade original até 1861, quando Joseph Sedylmayr se tornou o único proprietário da empresa. Ele já havia comprado ações da cervejaria Franziskaner em 1858 e era dono de outra cervejaria chamada Leist. Em 1865, a cervejaria Leist foi fechada e toda a sua produção foi transferida para a cervejaria Franziskaner, que se tornou Franziskaner Leist Bräu.

A empresa registrou seu icônico logotipo de monge em 1909 sob a direção de Gabriel Sedylmayr III. A Franziskaner Leist Bräu fundiu-se com a cervejaria Spaten, que também pertencia à família Sedylmayr, em 1922 – a empresa mudou seu nome para Spaten-Franziskaner-Leistbräu AG.

O atual proprietário do grupo Spaten-Franziskaner é a empresa AB InBev (Anheuser-Busch InBev), que inclui marcas como Budweiser, Corona, Stella Artois e Beck’s.

  1. Augustiner-Bräu

Ano de fundação: 1328
País de Origem: Munique, Alemanha

Augustiner-Bräu remonta ao início do século 14, quando os eremitas agostinianos construíram uma cervejaria nos arredores de Munique, na Alemanha, perto de seu mosteiro. A cervejaria foi mencionada pela primeira vez em 1328 e esta é a data que Augustiner usa para o ano de sua fundação. Nos séculos seguintes, o mosteiro forneceu cerveja à família real bávara Wittelsbach até 1589, quando fundaram sua própria cervejaria chamada Hofbräuhaus.

A cervejaria Augustiner permaneceu em seu prédio original (mesmo depois que os monges foram forçados a deixar o mosteiro em 1803) até 1817. Ela foi transferida para Neuhasser Strasse e comprada por Anton e Therese Wagner em 1829. Desde então, Augustiner tem sido uma propriedade privada negócios de família.

  1. Gaffel Becker & Co.

Ano de fundação: 1302
País de Origem: Colônia, Alemanha

A Gaffel Becker & Co. traça sua história até 1302, quando as primeiras cervejarias na Eigelstein Street em Colônia, Alemanha, foram registradas publicamente. De acordo com Gaffel, uma cervejaria desse período estava localizada exatamente onde fica a moderna cervejaria Gaffel hoje.

Ao longo dos anos, a cervejaria localizada na Eigelstein 41 mudou de propriedade e em 1908 os irmãos Becker compraram a propriedade. Eles reconstruíram o prédio para se assemelhar a uma antiga casa de guilda e renomearam sua cervejaria altbier (uma cerveja de alta fermentação nativa desta região na Alemanha) “In der Gaffel”. A empresa é atualmente uma cervejaria de médio porte (que vende principalmente em Colônia e arredores) e pertence e é operada pela quinta geração de Beckers.

  1. Cervejaria Bolten

Ano de fundação: 1266
País de Origem: Korschenbroich, Alemanha

A Bolten Brewery é a cervejaria altbrier mais antiga do mundo. Altbrier é uma cerveja alemã de estilo antigo que é de alta fermentação em vez de baixa fermentação como as modernas cervejas lagered. A cervejaria foi fundada em 1266 por Heinrich der Brauer do senhorio de Myllendonk.

As técnicas desta pequena cervejaria foram passadas de geração em geração e suas receitas e qualidade permaneceram praticamente as mesmas. Ao contrário de algumas das outras cervejarias antigas nesta lista, a Bolten está determinada a permanecer pequena e não ser adquirida por uma empresa internacional de cerveja maior.

Hoje, a Bolten Brewery é propriedade de Michael Hollmann, que jura que as tradições da cervejaria permanecerão intactas.

  1. Cervejaria Affligem

Ano de fundação: 1070
País de origem: Opwijk, Bélgica

A Affligem Brewery também começou como uma cervejaria monástica. A abadia foi fundada em 1070 e uma década depois seus monges começaram a fabricar a cerveja Affligem. Nos séculos seguintes, os monges viveram pacificamente e continuaram a fabricar sua cerveja. No entanto, por volta do século XIV, a abadia e a cervejaria sofreram danos causados ​​pelas tropas invasoras e a abadia foi completamente destruída em 1580.

Os monges reconstruíram a abadia e a cervejaria, mas foram forçados a fechar novamente em 1794. Eles não retornaram à abadia até 1870 e a cervejaria foi reaberta em 1885. A cervejaria da abadia foi fechada permanentemente pela última vez em 1940 e desde 1970 , As cervejas da abadia Affligem foram produzidas pela cervejaria De Smet, que mudou seu nome para Affligem Brouwreij. Hoje, a cervejaria é propriedade da Heineken International.

  1. Weltenberg Abbey Brewery

Ano de fundação: 1050
País de origem: Kelheim, Alemanha

Como outras cervejarias antigas, a Weltenberg Abbey Brewery começou como um mosteiro. O mosteiro foi inicialmente fundado por volta de 620 e é considerado o mosteiro mais antigo da Baviera. A abadia foi reconstruída várias vezes e os edifícios atuais datam apenas do início do século XVIII.

Em 1050, a cervejaria do mosteiro foi oficialmente estabelecida e os monges começaram a vender cerveja.

A abadia foi dissolvida em 1803 e todos os edifícios, incluindo a cervejaria, foram vendidos. Foi refundado cerca de 40 anos depois e todas as propriedades foram recompradas. Desde 1913, a abadia é independente e continua a vender cerveja. Hoje, também existe um grande restaurante na abadia, administrado por um inquilino. O restaurante serve queijo e cerveja da abadia, além de outras comidas e bebidas.

  1. Cervejaria Weihenstephan

Ano de fundação: 1040
País de origem: Baviera, Alemanha

A Weihenstephan Brewery é a mais antiga cervejaria em operação contínua do mundo. A história da origem da cervejaria começa em 725, quando São Corbiniano estabeleceu um mosteiro beneditino em Weihenstephan. Por volta de 768, o mosteiro começou a fabricar cerveja porque havia um jardim de lúpulo nas proximidades do mosteiro.

Os monges do Monastério de Weihenstephan continuaram a fabricar cerveja ao longo dos próximos cem anos e em 1040 sua produção de cerveja tornou-se oficial. O abade Arnold obteve uma licença para fabricar e vender cerveja, o que marcou o início oficial da Weihenstephan Monastery Brewery. Em 1921, a cervejaria recebeu seu nome moderno: Bavarian State Brewery Weihenstephan. Desde 1923, a cervejaria usa o Grande Selo do Estado da Baviera como logotipo corporativo.

Fonte para essa Matéria site: oldest.org

Similar Posts