A Cerveja é Extrangeira porém é produzida no País Consumidor

A Matéria refere-se ao Mercado Consumidor do Reino Unido que consome Cerveja Estrangeira mas que na verdade são produzidas no próprio Reino Unido, algo que acontece em diversos Países inclusive no Brasil,vejamos esse trecho de entrevista do cervejeiro-chefe da Budweiser Budvar, Adam Brož,que diz que a popular cerveja Tcheca nunca será produzida fora de sua cidade natal.

“Não há como fabricarmos cerveja em outro lugar do mundo e ainda sermos considerados autenticamente tchecos”, diz Brož, que é apenas a décima pessoa encarregada da fabricação de cerveja na Budvar desde que ela foi lançada, 127 anos atrás.

“Em primeiro lugar, há os ingredientes. Para ser autêntico, você precisa de ingredientes tchecos locais de qualidade… e não há outro lugar com água idêntica (como o poço natural de nossa cervejaria).

“Em segundo lugar, há o equipamento da cervejaria… se você tiver duas cervejarias, elas nem sempre terão exatamente a mesma geometria ou tamanho etc, e você pode acabar com diferenças significativas apesar de usar a mesma receita.”

Por fim, ele diz que a fabricação de cerveja tem “um aspecto artístico”, que pode ser perdido se uma cerveja também for produzida em outro lugar por uma equipe diferente.

Com sede na cidade Tcheca de Budweiss ou na língua Tcheca Ceské Budějovice, a Cerveja Budweiser Budvar recebe o nome do antigo nome alemão da cidade – Budweis.

De propriedade do governo Tcheco, não deve ser confundida com sua homônima, a cerveja americana Budweiser. Essa é uma marca totalmente separada de propriedade do maior grupo cervejeiro do mundo, Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

O que torna a Budvar cada vez mais rara entre as lagers vendidas em todo o mundo é o fato de ser produzida apenas em seu país de origem.

A maioria das marcas estrangeiras mais vendidas no Reino Unido são produzidas sob licença no próprio Reino Unido – Carling (originada no Canadá), Fosters (Austrália ), Birra Moretti (Itália), Coors (EUA), Stella Artois (Bélgica), Carlsberg (Dinamarca), San Miguel (Filipinas) e Amstel (Holanda).

Então, se um Consumidor Inglês está em um pub do Reino Unido, bebendo uma caneca gelada de Birra Moretti enquanto imagina o sabor de uma boa Cerveja feita na Itália, na verdade essa bebida foi produzida em uma cervejaria em Manchester. Enquanto isso, sua taça de Stella é produzida no sul de Gales.

Agora será que essa produção em outro local diferente realmente importa?

A produção de Birra Moretti não se limita à Itália

As maiores empresas cervejeiras do mundo são rápidas em apontar que é muito mais ecologicamente correto produzir suas marcas mais vendidas em várias cervejarias ao redor do mundo, em vez de ter que enviar bilhões de litros de cervejas prontas por ano desde suas país de origem original. Também é muito mais rentável.

A Molson Coors é um exemplo disso. Ela vende uma cerveja espanhola cada vez mais popular chamada Madrí Excepcional, que para o mercado do Reino Unido é produzida em seu próprio País em Yorkshire.

“Madrí Excepcional é uma colaboração entre nossos mestres cervejeiros da Cervejaria Molson Coors no Reino Unido e na Cervejaria La Sagra Brewery, nosso parceiro de com sede perto de Madrid”, disse Fraser Thomson, diretor de operações da empresa na Europa Ocidental.

“Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a equipe da La Sagra, mas produzir cerveja Madrí Excepcional no próprio Reino Unido nos permite entregar com eficiência, de forma mais sustentável – reduzindo a imensa distância entre a Cervejaria na terra natal e os bares ou prateleiras de Supermercados no País que vai consumir respondendo rapidamente à demanda. E todos as cervejas no Reino Unido são produzidas usando 100% de eletricidade renovável.”

A operação britânica e irlandesa da AB InBev é chamada Budweiser Brewing Group UK & Ireland. Ela fabrica suas marcas, incluindo a norte-americana Budweiser, Stella Artois, Becks (originalmente alemã) e Corona (mexicana), em sua cervejaria em Magor, perto de Newport, no sul do País de Gales.

Um porta-voz da empresa diz que essa abordagem “local” é mais ambientalmente sustentável e permite fornecer a cerveja mais fresca e de melhor qualidade.

“E desde janeiro de 2021, cada garrafa, lata e barril de Budweiser no Reino Unido é fabricado com 100% de eletricidade renovável. Para tornar isso possível, o Budweiser Brewing Group UK&I construiu duas fazendas solares e uma turbina eólica para alimentar a Magor Brewery.”

A empresa também obtém toda a sua cevada de fazendas do Reino Unido. “Isso nos ajuda a reduzir as emissões de carbono e defende a agricultura britânica – ambos essenciais para nossos esforços locais de sustentabilidade”, acrescenta o porta-voz.

É um quadro semelhante na gigante cervejeira global holandesa Heineken, que para o mercado do Reino Unido produz 90% de suas cervejas, incluindo Moretti, em cervejarias britânicas, usando 100% de eletricidade renovável.

“A Birra Moretti é fabricada em todo o mundo com a mesma receita ‘l’autentica’, usando os mesmos ingredientes e elaborada com os mesmos padrões de qualidade”, disse um porta-voz da Heineken UK. “O mestre cervejeiro global da Birra Moretti supervisiona a fabricação da cerveja para garantir que a cerveja tenha o sabor que deveria.

“Qualidade e sabor são incrivelmente importantes para nós e para milhões de pessoas que também apreciam uma Birra Moretti. Há também uma série de outros benefícios na fabricação de cerveja no Reino Unido – é mais sustentável e oferece empregos no Reino Unido tanto na cervejaria quanto na a cadeia de suprimentos mais ampla e, portanto, contribui para a economia britânica.”

Você concorda com essa matéria? acredita que a Cerveja produzida em outro País consegue entregar uma Cerveja semelhante a original? deixe sua opinião.

Fonte dessa matéria site bbc.com https://www.bbc.com/news/business-63901215

Similar Posts