História da Cerveja Stella Artois

   A Cerveja Stella Artois surgiu de uma tradicional cervejaria, conhecida por Den Hoorn, que fica em Leuven na Bélgica,que data do ano de 1366, A qualidade da cerveja produzida na pequena cervejaria ganhou fama e se espalhou pelo país rapidamente.

Em 1425, quando se instalou na cidade a Universidade de Leuven a Cidade se tornou um importante ponto de encontro de pessoas importantes intelectuais e estudantes, que desenvolveram projetos para melhorias da cervejaria. Rapidamente os estudantes passaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar a produção da Cerveja local.

     Até hoje os laboratórios da Universidade de Leuven são utilizados para garantir a qualidade de muitas cervejas Belgas. A cervejaria Den Hoorn passou a se chamar Cervejaria Artois (Brouwerij Artois) no início do século XVIII, após ser adquirida pelo mestre cervejeiro Sebastian Artois em 1717.

A marca STELLA ARTOIS surgiu no ano de 1926, durante a celebração do natal e para prestigiar a cidade de Leuven, a cervejaria decidiu lançar uma edição limitada e especial da cerveja de Artois, mais clara que as cervejas da época, a qual foi dada o nome de Stella (“estrela” em latim), um dos principais símbolos natalinos. Por isso, em homenagem a essa ocasião especial, cada garrafa carregava uma estrela.

Rapidamente a marca se tornou conhecida e sua cerveja, uma Pilsner Lager (de baixa fermentação), fez enorme sucesso, e de edição limitada passou a ser produzida regularmente durante o ano todo. O seu sabor marcante conquistou os paladares mais requintados e STELLA ARTOIS tornou-se a cerveja símbolo da Bélgica.

Na década de 1930, a cerveja começou a ser exportada para outros países europeus. Anos depois, em 1960, 100 milhões de litros de STELLA ARTOIS estavam sendo produzidos anualmente, comprovando o enorme sucesso da cerveja.

Foram muitos anos de crescimento da Marca até que na década de 1990, a produção da STELLA ARTOIS disparou, crescendo em uma velocidade incrível, fazendo com que a cerveja atingisse o posto de terceira mais vendida da Inglaterra, um tradicional mercado consumidor no mundo.

Em 2008, a Stella Artois, que para muitos cometeu uma heresia ao modificar sua fórmula, lançou no mercado uma nova versão mais fraca (apenas 4% de graduação alcoólica e triplamente filtrada) chamada STELLA ARTOIS LÉGÈRE no Canadá e STELLA ARTOIS 4% na Inglaterra, onde a nova cerveja foi introduzida inicialmente.

Pouco depois, em 2010, a marca apresentou como edição especial a STELLA ARTOIS BLACK, uma cerveja mais escura que a tradicional, que leva o lúpulo tcheco Saaz em sua composição. Seu teor alcoólico era de 4.9% e seu tempo de maturação era maior que o da STELLA ARTOIS tradicional.

O Brasil foi o primeiro país a receber as novas em latas de alumínio tipo sleek, de 269 mililitros.

Em 2019, como edição limitada para as festas de final de ano, a marca lançou a STELLA ARTOIS MIDNIGHT LAGER, uma cerveja tipo Dark Lager com 5.4% de graduação alcoólica, coloração escura com uma espuma marrom, resultado do uso de maltes escuros torrados em sua fabricação.

Pouco depois, em 2020, colocou no mercado a STELLA ARTOIS ALCOHOL FREE, versão da cerveja sem álcool. Outra novidade do ano foi a STELLA ARTOIS SOLSTICE LAGER, uma cerveja tipo Golden Lager com essências cítricas, filtrada três vezes para obter suavidade e clareza, tornando-a extremamente refrescante para ser consumida no calor.

Fonte site: mundodasmarcas.blogspot.com

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