O que acontece quando a cerveja não tem espuma?

A espuma é uma característica importante. Por meio da espuma na cerveja é possível identificar fatores sensoriais da bebida, como temperatura, qualidade e até entender sobre a conservação da bebida.

espuma é formada pelo CO (gás carbônico) e as proteínas contidas na cerveja. E ela é muito importante para a degustação da bebida. “Ela mantém o sabor, o amargor que está presente nela, além disso, o colarinho ajuda a manter a temperatura da bebida no copo, e na liberação dos aromas.

Uma cerveja que não faz espuma pode estar com problema de carbonatação, prazo de validade vencido ou contaminação. Além disso, por evitar que a cerveja entre em contato com o ar, a espuma ajuda a manter o líquido gelado por mais tempo e desacelera o processo de oxidação da bebida.

Todas as bebidas que contém gás formam espuma, a diferença entre outras bebidas e a cerveja é que mesmo depois de aberta ou colocada no copo, a espuma na cerveja permanece.

A espuma é aquela textura que borbulha e fica no topo do líquido. Em geral é branca, mas sua cor pode variar de acordo com a bebida. É formada, basicamente, por gás carbônico, ou ar, preso na tensão superficial da bebida. Essa tensão que forma as bolhas, por isso, quando é fraca, a espuma se desfaz facilmente.

Na cerveja, o que ajuda a manter a tensão superficial são as proteínas e os ácidos do lúpulo. Parte dessas substâncias são hidrofóbicas, acabam escapando da cerveja, subindo para a espuma e aderindo na superfície. As substâncias ajudam a manter as bolhas juntas por mais tempo. Para que a espuma seja formada e se estabilize, o processo depende de alguns fatores:

  • quantidade e qualidade das proteínas;
  • tipo de gás dissolvido;
  • teor de gás dissolvido;
  • temperatura da bebida
  • viscosidade do líquido.

Esses fatores ajudam a estabilizar a “malha” da espuma, fazendo com que ela adquira suas características.

Existem dois aspectos que costumam ser avaliados na espuma da cerveja: formação e permanência. A formação se refere ao aspecto e qualidade da espuma, ou seja, sobre a uniformidade das bolhas, por exemplo. A permanência está relacionada com a sua duração no copo ou outro recipiente.

Durante uma degustação de cerveja, a aparência da espuma é um dos aspectos fundamentais. A partir dessa análise, é possível entender a história da cerveja, bem como características que ajudam a identificar outros fatores sensoriais, como aroma, sabor, corpo etc.

Um exemplo disso é que uma cerveja com pouca espuma pode ter pouco gás carbônico, proteína ou ácidos no lúpulo. Por outro lado, falhas no processo de produção, como contaminações, podem eliminar a presença da espuma na cerveja.

No entanto, não são apenas os processos de produção que interferem no resultado e aspecto da espuma. Fatores como serpentina suja na chopeira, pressão ou temperatura errada também podem influenciar nas características da espuma.

A espuma na cerveja é um fator importantíssimo para a degustação da bebida. Tanto que é um critério avaliado em qualquer campeonato de cerveja. A aparência da espuma é avaliada rigorosamente, de acordo com cada estilo de cerveja se você quer produzir uma cerveja de qualidade, deve se atentar para esse aspecto.

Chopeira Portátil Ultrassônica Latas Eos Bierhaus Ecp01l

Similar Posts